HISTEDBR Aula 05: Fundamentos Psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica

Tema: Fundamentos Psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica

Docentes: Juliana Pasqualini, Lígia Martins

Instituição: UNICAMP

Slides utilizados na aula

Leituras:

MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013.

MARTINS, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. IN: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016.

MARTINS, L. M.  O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARTINS, L. M.  Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, p. 43-57, 2011.

PASQUALINI, J. C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. Araraquara: UNESP, Tese de doutorado em Educação Escolar, 2010.

Fonte:

HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas
“História, Sociedade e Educação no Brasil”

Deixe um comentário