HISTEDBR Aula 08: Contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica para o desenvolvimento da Prática Educativa: os Fundamentos da Didática

Tema: Contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica para o desenvolvimento da prática educativa: os fundamentos da didática

Docentes: Ana Carolina G. Marsiglia, Tiago Nicola Lavoura

Instituição: UNICAMP

Leituras:

SAVIANI, D.; MARSIGLIA, A. C. G. Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Psicologia em Estudo (ONLINE), v. 22, p. 3-13, 2017.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, Autores Associados, 2019. (novo)

LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface (Botucatu) [online]. vol.21, n.62, pp.531-541, 2017. (novo)

LAVOURA, Tiago, Nicola; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, 345-376, jan./abr. 2015. (novo)

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago, Nicola. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, SP, v.19, 1-28, 2019. (novo)

Fonte:

HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas
“História, Sociedade e Educação no Brasil”

Deixe um comentário