HISTEDBR 2021 – Aula 11 – Biologia Ensino de Biologia: conteúdo e didática na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica

Tema: Biologia Ensino de Biologia: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

Docentes: Júlia Mazinini Rosa, Thalita Quatrochio Liporini

REFERÊNCIAS

1. CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires. Ensino de Ciências e de Biologia sob a perspectiva histórico-crítica na literatura científica. Debates em Educação. Vol. 12. Nº. 26. Jan./Abr. 2020.

2. ROSA, Júlia Mazinini. A apropriação dos princípios fundamentais da teoria da evolução e os alcances abstrativos na concepção de mundo. Araraquara, Tese de Doutoramento em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, 2018. [CAPÍTULO 4].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. DINIZ, Renato Eugênio da Silva; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Pedagogia Histórico-Crítica: princípios para a formação de professores de Ciências e Biologia. Debates em Educação. Vol. 12. Nº. 26. Jan./Abr. 2020.

2. GERALDO, ​Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. Autores Associados. 2014.

3. LIPORINI, Thalita Quatrocchio; PRESSATO, Daiany; COELHO, Leandro Jorge. ​Ensino de evolução biológica e o desenvolvimento de uma visão materialista, histórico e dialética acerca da realidade. Debates em Educação. Vol. 12. Nº. 26. Jan./Abr. 2020.

4. LIPORINI, Thalita Quatrocchio. A disciplina escolar Biologia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: expressões da pós-modernidade e do neoliberalismo. Bauru: Unesp, 2020 (Tese de Doutorado).

Deixe um comentário