VIDEO
Tema: Educação Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
Docentes: Celi Taffarel, Joelma Albuquerque, Márcia Morschbacher
REFERÊNCIA
1. ALBUQUERQUE, J. de O.; TAFFAREL, C. N. Z. Projeto histórico e projeto de escolarização: contribuições das teorias histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e abordagem crítico- superadora do ensino da Educação Física. POIÉSIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação , Tubarão, v. 14, n. 25, p. 52-70, jan./jul. 2020.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. ALVES, Melina Silva. Formação de professores e crise estrutural do capital: a necessidade histórica de uma formação para a transição de modo de produção e reprodução da vida. 2015. 350f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
2. COLAVOLPE, Carlos Roberto. Sociedade, Educação e Esporte: a teoria do conhecimento e o esporte na formação de professores. 2010. 235f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
3. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
4. ORTEGA ESCOBAR, Micheli; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Cultura corporal e os dualismos necessários à ordem do capital. Boletim Germinal, n. 9, nov. 2009.
5. GAMA, Carolina Nozella; PRATES, Ailton Cotrim. Currículo e trato com o Conhecimento: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora. Revista Gesto e Debate , Campo Grande, v. 19, n. 5, p. 57-83, jun. 2020.
6. GAMA, Carolina Nozella. Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. 2015. 232f. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
7. HACK, Cássia. Formação de professores e professoras de Educação Física no Brasil e o embate de projetos no campo de conhecimento da saúde: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica. 2017. 235f. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
8. LAVOURA, Tiago Nicola. Natureza e especificidade da Educação Física na escola. POIÉSIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação , Tubarão, v. 14, n. 25, p. 99-119, jan./jul. 2020.
9. MELO, Flávio Dantas Albuquerque, LAVOURA, Tiago Nicola; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Ciclos de escolarização e sistematização lógica do conhecimento no ensino crítico-superador da Educação Física: contribuições da teoria da atividade. Humanidades e Inovação , Revista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Palmas, v. 7, n. 10, p. 117-134, 2020.
10. MELO, Flávio Dantas Albuquerque. O trato com o conhecimento da educação física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. 2017. 177f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
11. MORSCHBACHER, Márcia. Formação de Professores: proposições para a formação para o trabalho científico na Licenciatura em Educação Física. 2016. 363f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
12. MORSCHBACHER, Márcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. A formação dos formadores da classe trabalhadora no Brasil: luta de classes e disputa de projetos. Revista Trabalho Necessário , Niterói, a. 13, n. 21, p. 48-78, 2015.
13. OLIVEIRA, Clara Lima de. Cultura corporal e desenvolvimento do pensamento teórico no quarto ciclo de escolarização (1º ao 3º anos do ensino médio) da abordagem crítico-superadora. 2017. 81f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
14. ORTEGA ESCOBAR, Micheli. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categorias da pratica pedagógica: experiencia na disciplina escolar educação física. 1997. 195f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
15. TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Pedagogia histórico-crítica e metodologia de ensino crítico-superadora da Educação Física: nexos e determinações. Nuances: estudos sobre Educação , Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016.
16. TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira. Conhecimento e capitalismo: os motivos pelos quais queremos fazer ciência. In: CHAVES-GAMBOA, Márcia; SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio (Org.). Produção do conhecimento na Educação Física : balanços, debates e perspectivas. Maceió: Edufal, 2015. p. 153-175.